Pereira, Cristina Maria GonçalvesSilva, Mário da2025-10-162025-10-162025http://hdl.handle.net/10400.11/10329Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.Na Guiné-Bissau, muitos pais/encarregados de educação deparam com limitações educacionais provenientes de um sistema de ensino historicamente fragilizado, com a desigualdade no acesso à educação e elevadas taxas de analfabetismo, sobretudo nas áreas rurais. Essa situação compromete o envolvimento direto dos pais/encarregados de educação na vida escolar das crianças, o que de certa forma, pode afetar negativamente o desempenho e a motivação dos alunos. Crianças que possuem pais/encarregados de educação com maior nível de escolaridade geralmente têm mais acesso a estímulos cognitivos, prática de leitura e orientação acadêmica, refletindo-se em melhores resultados escolares. Considerando os baixos níveis de habilitação académica da maioria dos pais/encarregados de educação guineenses, torna-se pertinente compreender como é percecionada, por parte dos principais intervenientes educativos, a influência dessa variável no sucesso escolar. Deste modo, este trabalho teve como objetivos principais caracterizar o sistema educativo guineense numa perspetiva temporal, desde o período pré-colonial até à atualidade, analisar as novas dinâmicas do sistema educativo guineense e suas mudanças no currículo escolar e analisar a opinião de diferentes intervenientes educativos (pais/encarregados de educação, estudantes, professores e técnicos de educação) sobre a influência das habilitações académicas dos pais/encarregados de educação no desenvolvimento da aprendizagem e no progresso educacional das crianças. De acordo com os resultados obtidos, tivemos como preocupação planificar um projeto de intervenção denominado “Pais/Encarregados de Educação, Professores e Alunos – O Triângulo Virtuoso do Sucesso Escolar” que visa contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos do 9º ano por meio da fortificação de processos de comunicação e laços entre a escola, os pais e os professores. No aspeto da metodologia, o trabalho fundamenta-se essencialmente num estudo de natureza qualitativa, suportado por uma revisão de literatura detalhada, bem como por entrevistas semiestruturadas aplicada aos três (3) técnicos do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, que nos permitiram evidenciar dimensões importantes do fenómeno em questão, assim como também, instrumento de recolha de dados de natureza quantitativa, ou seja, questionários aplicados a catorze (14) alunos, de igual modo a catorze (14) pais/encarregados de educação e assim também para (14) professores. A recolha de dados foi efetuada em duas escolas do país, uma de natureza pública no meio rural (Escola Tchambú Sanha) e outra de natureza privada no meio urbano (Academia Betel). Conforme os resultados alcançados, constatou-se que na opinião da generalidade dos inquiridos, existe uma relação entre maiores habilitações académicas dos pais/encarregados de educação e respostas positivas em diferentes dimensões fundamentais ao sucesso escolar. Após a análise proporcionada pela revisão literária efetuada e os resultados do estudo empírico, apresenta-se uma proposta de um programa de intervenção a ser implementado nas escolas envolvidas no estudo. O Programa de intervenção justificasse pelo interesse de promover uma cultura de colaboração mútua entre a escola, os pais/encarregados de educação e os professores, oferecendo ações educativas específicas para cada grupo, tendo como finalidade melhorar a qualidade do processo de aprendizagem.Abstract: In Guinea-Bissau, many parents/supervisors face educational limitations arising from a historically weakened education system, with unequal access to education and high illiteracy rates, especially in rural areas. This situation compromises the direct involvement of parents/supervisors in their children's school life, which in some ways can negatively affect student performance and motivation. Children who have parents/supervisors with a higher level of education generally have more access to cognitive stimulation, reading practice and academic guidance, resulting in better school results. Considering the low levels of academic qualification of most Guinean parents/supervisors, it becomes pertinent to understand how the influence of this variable on school success is perceived by the main educational actors. Thus, the main objectives of this study were to characterize the Guinean education system from a temporal perspective, from the pre-colonial period to the present day, to analyze the new dynamics of the Guinean education system and its changes in the school curriculum, and to examine the opinions of different educational stakeholders (parents, students, teachers, and education technicians) on the influence of parents academic qualifications on children's learning development and educational progress. Based on the results obtained, we planned an intervention project called "Parents, Teachers, and Students - The Virtuous Triangle of School Success," which aims to contribute to improving the academic performance of 9th-grade students by strengthening communication processes and bonds between the school, parents, and teachers. In terms of methodology, the work is essentially based on a qualitative study, supported by a detailed literature review, as well as semi-structured interviews with three (3) technicians from the Ministry of National Education and Higher Education, which allowed us to highlight important dimensions of the phenomenon in question, as well as a quantitative data collection instrument, that is, questionnaires applied to fourteen (14) students, as well as to fourteen (14) parents/guardians and also to (14) teachers. Data collection was carried out in two schools in the country, one public in a rural area (Tchambu Sanha School) and another private in an urban area (Betel Academy). According to the results obtained, it was found that, in the opinion of most respondents, there is a relationship between higher academic qualifications of parents/guardians and positive responses in different dimensions fundamental to academic success. After the analysis provided by the literature review carried out and the results of the empirical study, a proposal for an intervention program to be implemented in the schools involved in the study is presented. The intervention program is justified by the interest in promoting a culture of mutual collaboration between school, parents/guardians and teachers, offering specific educational actions for each group, with the aim of improving the quality of the learning process.porSistema educativo na Guiné-BissauSucesso escolarHabilitações académicas de pais/encarregados de educaçãoRelação escola-famíliaProposta de intervençãoEducational system in Guinea-BissauSchool successAcademic qualifications of parents/supervisorsSchool-family relationshipIntervention proposalA influência da habilitação académica dos pais/encarregados de educação na aprendizagem das crianças na Guiné-Bissaumaster thesis204028744