Montoro Medina, Ana BelénGil Cuadra, FranciscoPaixão, Fátima2015-05-262015-05-262015MONTORO MEDINA, Ana Belén ; GIL CUADRA, Francisco ; PAIXÃO Fátima (2015) - Aspetos que influenciam o aparecimento de experiências de fluxo em futuros professores de educação básica. In XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 de março : atas. Lisboa : APM-Associação de Professores de Matemática. p. 311-314.978-972-8768-59-1http://hdl.handle.net/10400.11/2828O fluxo é um estado de profunda concentração e desfrute com a tarefa que se está a realizar, que influi no rendimento académico e no compromisso com a atividade que o produz. Este facto, conjugado com a relação existente entre as experiências de fluxo de estudantes e professores conduziu à decisão de estudar o fluxo em estudantes futuros professores de educação básica (6 – 12 anos). Os objetivos do estudo foram criar um modelo que sintetizasse os principais facilitadores e componentes das experiências de fluxo, testar a influência das variáveis descritas no modelo no que respeita ao aparecimento de fluxo em futuros professores de educação básica e explorar como contribuem outros aspetos como o nível de autoconfiança, o rendimento e as interações com o grupo. O modelo mostrou-se útil na formação de professores de 1º ciclo do ensino básico, em educação matemática.porEducação matemáticaFormação de professores1º Ciclo do Ensino BásicoTeoria de fluxoMotivaçãoAspetos que influenciam o aparecimento de experiências de fluxo em futuros professores de educação básicajournal article