Filipe, Sara BritoDuarte, PauloHenriques, DeniseIsidoro Frade de Brito Filipe, Sara Margarida2025-07-232025-07-232025Filipe, Sara Brito ; Duarte, Paulo ; Henriques, Denise (2025) - De smart cities a território inteligente ; a cooperação como estratégia de place branding. Janus.net : e-journal of international relations. e-ISSN 1647-7251. Vol. 15, nº 2, p. 48-72. https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.3http://hdl.handle.net/10400.11/10243A crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.The growing massification of urban areas has led to the depopulation of small towns and rural areas, already weakened by the decline in infrastructure and lack of digital skills, jeopardising the sustainable development of territories. The concept of the smart city, associated with the ability of cities to increase efficiency, economic development, sustainability and the quality of life of citizens through ICTs, has been restricted mainly to the urban scale, lacking a broader strategic and territorial vision. This article aims to reflect the application of the concept at a broader scale through differentiated models and strategies. The main research question explored focuses on discussing whether cooperation between municipalities in rural or inland towns, developed within the framework of territorial marketing strategies based on intelligent solutions, cancontribute to the overall revitalisation of the territory in which they operate, positioning it as smart in the eyes of the various stakeholders.porCidade-região inteligenteCooperação intermunicipalDiplomacia públicaPlace brandingDesenvolvimento sustentávelSmart city-regionIntermunicipal cooperationPublic diplomacySustainable developmentDe smart cities a território inteligente : a cooperação como estratégia de place brandingjournal articlehttps://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0125.31647-7251