Martins, Ernesto Candeias2018-10-312018-10-312018-05-15Martins, Ernesto C. (2018). As infâncias na História Social e da Educação. Lisboa: Cáritas Editora.978-972-9008-56-6http://hdl.handle.net/10400.11/6247O primado do pensamento do autor é de que as diferentes infâncias se obtém por dedução do nuclear socio-histórico: infância. Não cabe aqui dialogar com o autor sobre a justeza deste primado, mas anotar quanto há de esforço no texto do autor para constituir e instituir o que chama de “infâncias outras”. Cabe também desafiá-lo a que não esmoreça na coragem de pedra a pedra e de modo indutivo, trazer ao leitor esses outros perfis de infância, (in)terrompendo contínuos temporais e demarcando tempos fortes nos planos socioeconómicos, culturais, educativos, pedagógicos.porOutras infânciasHistória social da infânciaHistória da educaçãoRepresentações da infânciaConceçõesAs infâncias na história social e da educaçãoreview