Martins, Ernesto Candeias2012-11-062012-11-062012-06MARTINS, Ernesto (2012) - Perspectiva epistemológica da realidade: "independência - coexistência” nas formas de conhecimento. Educação e Filosofia. ISSN 0102 6801. Vol. 26, n.º 51, Jan./Jun., p. 263-288.0102 6801http://hdl.handle.net/10400.11/1491A discussão epistemológica que atravessa o campo de educação em relação ao conhecimento quotidiano, científico e escolar merece ser retomada na actualidade. O autor analisa a relação da “continuidade-descontinuidade” dos conhecimentos quotidiano e científico, sendo o conhecimento escolar o resultado da transposição didáctica do conhecimento científico em contexto de aprendizagem em sala de aula. Num primeiro ponto aborda-se as opções epistemológicas do conhecimento quotidiano e científico em três perspectivas diferentes. O segundo ponto parte da diversidade das formas de conhecimento, insistindo na (des) construção do conhecimento escolar, orientada à integração didáctica das várias formas de conhecer. A visão do mundo, desde dos seus paradigmas científicos, actua como marco referencial da conceptualização escolar e da evolução do conhecimento. Pretende-se clarificar o estado da arte da epistemologia das formas de conhecimento.porEpistemologia educativaParadigmas científicosConhecimento quotidianoConhecimento científico e escolarConhecimento multidisciplinarPerspectiva epistemológica da realidade: “independência- coexistência” nas formas de conhecimentojournal article