Alves, Carlos Manuel Dinis PiçarraPinho, José Francisco Bastos Dias deRoca, Daniel Veiga2016-04-192016-04-192016http://hdl.handle.net/10400.11/4396Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música.Neste trabalho estudam-se os primórdios da Escola Espanhola de Clarinete. Para isto propõe-se a análise de uma peça representativa de cada um dos seus autores mais importantes: Antonio Romero, Miguel Yuste e Julián Menéndez. O nosso objectivo é o de aprofundar nos diversos elementos sonoros, harmónicos, melódicos, rítmicos e estruturais; mas também noutras questões relacionadas com a interpretação. Através desta metodologia conheceremos as características mais importantes de três gerações que repercutiram enormemente no desenvolvimento do clarinete em Espanha.Abstract: In the following project the origins of the Spanish School of Clarinet will be dealt with focusing on the analysis of a representative piece of each of the most important authors that form it: Antonio Romero, Miguel Yuste and Julián Menéndez. Through the study in depth of the diverse elements in relation to sound, harmony, melody, rhythm, structure and those factors related with interpretation, we will get to know the most important features of the three generations that had a great effect on the development of this instrument in Spain.spaEscola EspanholaClarineteRomeroYusteMenéndez Spanish SchoolClarinetLa escuela española del clarinete : estudio analítico de sus comienzosmaster thesis201134357