Petrica, João2016-06-212016-06-211997http://hdl.handle.net/10400.11/5279Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador para a área científica de Educação Física.Com a presente pesquisa pretendia-se saber se a implementação de um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica dos futuros professores de Educação Física para o segundo ciclo do ensino básico, assente numa estratégia de leccionação de aulas de microensino aos seus pares, se assumia como um bom treino em relação ao modo como era gerido o tempo de aula, aos comportamentos de ensino, aos comportamentos de feedback, e aos comportamentos dos alunos, com particular destaque para o seu empenhamento motor, em função da aula ter sido ensinada por um professor ou uma professora, da modalidade desportiva leccionada e do local onde ocorreu. Para tal, foram observadas sessenta lições de microensino, com a duração de doze minutos, leccionadas por estudantes de Educação Física a seis alunos seus colegas e registadas em vídeo, através do recurso a sistemas de observação que nos permitem estudar de forma sistemática e objetiva aquelas perspectivas do comportamento do professor e o comportamento dos alunos. Concluiu-se que o modelo pode constituir uma boa experiência com vista a um melhor desempenho futuro, particularmente se tiver em atenção as recomendações resultantes da análise efectuada.porPrática pedagógicaSupervisãoFuturos professores de educação físicaMicroensinoA supervisão clínica na formação do professor de educação física : análise qualitativa das actividades de microensino associadas a um modelo de preparação prévia para a prática pedagógica.other