Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaGouveia, Vasco EspanhaDomingos, Cátia Margarida Gaspar2025-08-052025-08-052025http://hdl.handle.net/10400.11/10274Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.O presente relatório de estágio incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Classe de Conjunto. Este projeto surge no âmbito do Estágio Profissional realizado na Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC), durante o ano letivo 2023/2024, no grupo de recrutamento M09 – flauta transversal. A primeira parte deste relatório consiste na descrição da Prática de Ensino Supervisionada, onde se contextualiza o meio escolar, a classe de instrumento e a classe de conjunto; o desenvolvimento do estágio e por fim uma reflexão sobre o mesmo. Numa segunda parte é apresentada a investigação sobre a influência da linguagem corporal na performance musical, onde se procurou apurar como os movimentos e gestos podem influenciar e potenciar uma performance. O projeto de intervenção, aplicado aos alunos que frequentam as aulas de Performance da AMAC, teve como objetivo identificar como a linguagem corporal afeta não só a performance ao nível do músico - interpretação, qualidade técnica e comunicação emocional – mas também do ponto de vista do publico – perceção e apreciação. Através da revisão de literatura e de instrumentos de recolha de dados, como registo de observação de aulas de Performance e questionários, são explorados aspetos como a conexão entre movimento corporal e interpretação musical, o aumento da expressividade através da gestualidade e a influência da linguagem corporal na perceção do público sobre a qualidade da performance. Os resultados indicam que o domínio da linguagem corporal pode potencializar a expressividade artística, reforçar a conexão com a audiência e melhorar o desempenho técnico, evidenciando a sua importância como complemento à habilidade musical.Abstract: The present internship report focuses on the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the master’s degree in music education – Instrument and Ensemble Class. This project arises within the scope of the Professional Internship carried out at the Academia Musical dos Amigos das Crianças (AMAC) during the 2023/2024 academic year, within the M09 recruitment group – transverse flute. The first part of this report consists of a description of the Supervised Teaching Practice, including the school environment, the instrument class, and the ensemble class; the development of the internship; and, finally, a reflection on the experience. The second part presents research on the influence of body language on musical performance, aiming to investigate how movements and gestures can influence and enhance a performance. The intervention project, applied to students attending AMAC’s Performance classes, aimed to identify how body language affects performance not only from the musician’s perspective – interpretation, technical quality, and emotional communication – but also from the audience's viewpoint – perception and appreciation. Through a literature review and data collection tools such as observation records from Performance classes and questionnaires, aspects such as the connection between bodily movement and musical interpretation, the amplification of expressiveness through gestures, and the influence of body language on audience perception of performance quality are explored. The results indicate that mastering body language can enhance artistic expressiveness, strengthen audience connection, and improve technical performance, highlighting its importance as a complement to musical skills.porLinguagem corporalGestosPerformanceComunicação não-verbalExpressão corporalBody languageGesturesNonverbal communicationBodily expressionA influência da linguagem corporal na performance musicalmaster thesis203980174