Toscano, Cátia Sofia SalvadoGil, Henrique2022-04-212022-04-212022TOSCANO, C. ; GIL, H. (2022) - As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!. Brazilian Journal of Development. ISSN: 2525-8761. vol. 8, n. 4, pp. 25509-25519.2525-8761http://hdl.handle.net/10400.11/7947Com o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu-se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.With the performed study, it was intended to reflect upon the contribute of the digital application Kahoot! on the process of teaching/learning in Primary School context, trying to verify the importance that the digital technologies have on a day-to-day basis, specially on kids. The investigation took place on the School EB1/2/3 João Roíz, with a group of 28 students, aged between 8 and 9 years. Methodologically, an investigation-action was chosen, being the participating observation the main one in the matter of collecting data, and also were taken registry through images and field notes. There were also applied surveys by questionnaire to the students and semi-structured interviews to two teachers of the School EB1/2/3 João Roíz with the objective of obtaining the opinion regarding the use of ITC (Information and Technology Comunication) and the app Kahoot! on the Primary School. The collected data allowed to verify the increase of interest and motivation of the students when we resort to the ITC, however, its also verified a lack of formation in this area amidst the professors. From the data triangulation we can conclude that the ITC are na important resource which contribute to the children’s enrichment, creating conditions to allow them to acquire digital skills and foment a better learning through Kahoot! particularly.por1.º Ciclo do Ensino BásicoKahoot!Prática de Ensino SupervisionadaTecnologias da Informação e da ComunicaçãoPrimary EducationSupervised Teaching PractivaInformation and Communication TechnologiesAs aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!Learning in the 1st Cycle of Basic Education with the help of the digital application Kahoot!journal article