Lupi, Teresa Marta2011-04-282011-04-282010LUPI, T.M. (2010) - Plataformas de e-learning no actual contexto de Bolonha. Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 18, n.º 24, p. 27-31.0872-2617http://hdl.handle.net/10400.11/614O e-learning representa uma nova metodologia de ensino/ aprendizagem, permitindo uma grande flexibilidade espáciotemporal na relação entre a Instituição de Ensino, os professores e os alunos. É uma metodologia que introduz uma responsabilidade acrescida ao aluno na sua aprendizagem, e que, simultaneamente, permite ao professor o papel de tutorar e guiar o aluno no seu desenvolvimento cognitivo. O e-learning, na sua definição mais rigorosa, representa a 4ª geração do Ensino a Distância, identificando-se com processos de aprendizagem em que o contacto presencial aluno/professor é escasso ou inexistente. Actualmente os processos de e-learning são suportados, na sua maioria, por ferramentas informáticas designadas genericamente por Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS - Learning Management Systems) ou plataformas de e-learning. São aplicações que, de forma integrada, distribuem conteúdos multimédia interactivos (incluindo avaliação), estabelecem canais de comunicação síncrona e assíncrona e gerem a aprendizagem e a participação de alunos e professores. Actualmente o e-learning continua numa fase de desenvolvimento e evolução, tanto ao nível pedagógico como tecnológico.pore-LearningEnsino a distânciaPlataformas de e-learning no actual contexto de Bolonhajournal article