Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso daPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões daJuhász, Anna2025-10-082025-10-082025http://hdl.handle.net/10400.11/10324Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestrado em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.O presente Relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Projeto do Ensino Artístico, integrada no Mestrado em Ensino de Música, Instrumento - Violoncelo e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas (Instituto Politécnico de Castelo Branco). É constituído por duas partes principais. A primeira seção tem um caráter prático e advém da minha participação em contexto de estágio, inserida na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Relata o acompanhamento pedagógico de alunos de Violoncelo e Grupos de Música de Câmara na Escola Profissional de Música de Espinho, ao longo do ano letivo 2022/2023. A “Parte I” do trabalho contém uma descrição e caracterização da Academia de Música de Espinho, caracterização dos alunos, repertório trabalhado, planificações e reflexões do estágio realizado, como também atividades extracurriculares e apresentações públicas onde os alunos participaram. O objetivo principal deste estágio resumiu-se em aplicar e aprofundar metodologias de ensino adquiridos em contexto do ensino da música. Esta oportunidade de trabalhar numa instituição excecional como a Academia de Música de Espinho e ter tido oportunidade de trabalhar ao lado de professores e alunos devotados serviu como uma experiência única que levo comigo para sempre. A “Parte II” é composta pela investigação, onde decidi identificar e compreender os problemas associados ao ensino dos polegares, abordar as possíveis lesões e apresentar soluções de carácter pedagógico da técnica violoncelística. No seu conjunto o Relatório tem como objetivo evidenciar as competências adquiridas ao longo da realização do Mestrado e promover uma reflexão com a componente do Ensino de Música.Abstract: The following report is part of the curricular unit of the Artistic Teaching Report, integrated into the Master's Degree in Music Education, Instrument - Cello and Chamber Music, at the Escola Superior de Artes Aplicadas (Polytechnic Institute of Castelo Branco). It is separated into two main sections. The first part has a practical nature and stems from my participation in the internship context, included in the curricular unit Supervised Teaching Practice. It details the pedagogical accompaniment of the Cello students and Chamber Music Groups at the Escola Profissional de Música de Espinho, during the 2022/2023 academic year. Section I of the report contains the characterization of the Academia de Música de Espinho, the characterization of the students, the repertoire studied, lesson plans and reflections on the internship experience, as well as extracurricular activities and public performances in which the students participated. The main objective of this internship was to apply and increase teaching methodologies acquired in the context of music education. The opportunity to work in an exceptional institution like the Academia de Música de Espinho, and to collaborate with dedicated teachers and students, was a unique experience that I will cherish forever. Section II consists of the research, where I decided to identify and understand the challenges associated with teaching the thumb position, address potential injuries and present pedagogical solutions of the cello technique. Overall, the Report aims to highlight the skills acquired during the Master’s program and to promote a reflection on the field of Music Education.porEnsino de músicaViolonceloPolegarTensãoMetodologias de ensinoMusic educationCelloThumbTensionTeaching MethodologiesO polegar esquerdo e a sua influência na iniciação à aprendizagem do violoncelomaster thesis204011680