Martins, Ernesto CandeiasInstituto Politécnico de Castelo Branco2025-07-282025-07-282025Martins, Ernesto Candeias (2025) -Projeto Pedagógico Curricular - Fundamentos de Educação (Curso de Formação de Professores 1.º e 2.º Ciclo). Publ. Instituto Politécnico de Castelo Branco / ESECBhttp://hdl.handle.net/10400.11/10262Um projeto curricular deve ilustrar um trabalho reflexivo e prático na área científico-pedagógica, no contexto do Processo de Bolonha. Designámos a Unidade Curricular por ‘Fundamentos de Educação’ (FE) ao pretendermos fundamentar filosófica e pedagogicamente a educação, a partir do seu conceito, da educação como sistema comunicativo (educação sistémica), da identidade e papel da pedagogia até às ciências da educação, do ato educativo e da sua estrutura (processo e produto), da abordagem ao educando, ao educador e à escola (projeto educativo e modelos organizacionais), ao currículo e à educação formal e não formal (escola paralela, aprendizagens formais e não formais), à investigação educacional e, especialmente, á vertente historiográfica da educação. Entrelaçamos epistemologicamente os seguintes elementos base dos saberes abordados pela: ‘Filosofia da Educação’, pela ‘Teoria da Educação’ e pela ‘História da Educação’, o que cumpre os propósitos de um Curso destinado a preparação dos futuros professores do ensino básico (1.º/2.º Ciclo) e à sua vertente profissionalizante.porUnidade CurricularFundamentos de EducaçãoTeoria da EducaçãoHistória da Educação'Epistemologia pedagógicaProjeto Pedagógico Curricular : Fundamentos de Educaçãotext