Lourenço, Gonçalo Nuno Moreno Risso DamásioLadeira, Pedro Miguel ReixaSantos, Ana Margarida Lobo2024-08-052024-08-052024http://hdl.handle.net/10400.11/9116Relatório apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto.Este documento incide sobre a prática pedagógica no ensino da música. Assim, criámos dois grandes capítulos, o primeiro é dedicado à Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no programa de Mestrado em Ensino da Música – Variante de Formação Musical, da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. O estágio decorreu entre os dias 04 de outubro de 2022 e 31 de maio de 2023, no Conservatório Regional de Castelo Branco, onde lecionámos aulas de Formação Musical e Classe de Conjunto (Coro), a turmas de primeiro e segundo graus do ensino artístico especializado. Neste capítulo apresentamos descrições refletivas sobre as aulas lecionadas durante este período, assim como disponibilizamos os respetivos relatórios, planificações e material didático utilizado. No segundo capítulo, apresentamos um Estudo de Investigação que aplicámos durante o estágio supracitado, onde tratámos a música tradicional portuguesa sob um olhar pedagógico, ferramenta de ensino, de aprendizagem e de motivação, aplicada ao ensino da música erudita. Deste estudo, nasce um pequeno livro de atividades, onde as canções são apresentadas em forma de jogos didáticos.Abstract: This document focuses on the pedagogical pratice of music teaching. Therefore, we created two large chapters, the first is dedicated to the Supervised Teaching Practice (STP), included in the Master’s program in Music Theaching – Musical Formation Variant, at Escola Superior de Artes Aplicadas of Castelo Branco. The internship took place between october 04, 2022 and may 31, 2023 at Conservatório Regional de Castelo Branco, where we taught Musical Formation and Ensemble (Choir) lessons, to first and second grade classes of specialized artistic education. In this chapter we present reflective descriptions of the lessons taught during this period, as well as providing the respective reports, plans and pedagogiacal material used. In the second chapter, we present a Research Study that we carried out during the aforementioned internship, where we treated traditional Portuguese music under a pedagogical perspective, a teaching, learning and motivation tool, applied to the teaching of classical music. From this study, a small activity book was born, where the songs are presented in the form of pedagogical games.porFormação musicalEstratégias de ensino-aprendizagemMúsica tradicional portuguesaJogos musicaisLivro de atividadesMusical trainingTeaching-learning strategiesTraditional Portuguese musicMusical gamesActivity book“Da Capo”: Manual de formação musical dedicado aos alunos do 1º grau do ensino especializadomaster thesis203671120