Santos, JorgePetrica, JoãoMaia, Luis2020-12-142020-12-142020Santos, J., Petrica, J., Maia, L. (2020) O perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física: diferenças entre os distintos momentos da aula na lecionação de modalidades desportivas individuais. In Pedagogia do Desporto – Novas abordagens Académicas. Novas Edições Acadêmicas. Mauritius. ISBN 978-620-2-80606-0. pp 7-19.978-620-2-80606-0http://hdl.handle.net/10400.11/7361As modalidades desportivas demandam uma atenção concentrada, detida e polarizada, como condição necessária para o processo de aprendizagem. Tomada como condição essencial para a aprendizagem, a atenção, é considerada uma poderosa variável mediadora, porque é notória a sua influência no processo de enino-aprendizagem, bem como a influência existente entre o comportamento do professor, do aluno e os resultados das aprendizagens. A partir desse pressuposto, a atenção focalizada surge como condição fundamental para a aprendizagem, pois, quanto maior o poder de manter o foco em determinado objeto ou tarefa, maiores serão as hipótese de sucesso. Pretendemos conhecer os aspetos aos quais estão atentos os alunos nos distintos momentos da aula de educação física, em modalidades desportivas individuais. A amostra foi formada por 156 alunos do terceiro ciclo do ensino básico, de ambos os géneros (84 sexo feminino e 72 sexo masculino). Foi usado o questionário ATEST-EF (Petrica 2003), com o qual pretendemos conhecer em que estavam a pensar os alunos nas aulas de Educação Física, no qual os alunos teriam de assinalar em que estavam a pensar em determinados momentos da aula, este foi aplicado nas modalidades de Atletismo e Ginástica. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças estatisticamente significativas, entre os distintos momentos da aula e as modalidades desportivas, pois após aplicação do teste do Qui-Quadrado para a associação entre as variáveis “Atenção” e “Sinal” para as Modalidades Individuais verifica-se um valor de (p>0,05).porEducação físicaPartes da aulaPensamento do alunoModalidades desportivas individuaisAtençãoO perfil de atenção dos alunos nas aulas de educação física: diferenças entre os distintos momentos da aula na leccionação de modalidades desportivas individuaisThe profile of attention of students in physical education classes: Differences between the different moments of the lesson in the teaching of individual sport activitiesbook part