Aroso, Nuno2020-06-042020-06-042020AROSO, Nuno (2020) - The role of movement and gesture in communicating music expressiveness to an audience. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 25, p. 1-7.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/7120Os gestos musicais inerentes à produção de som são reconhecidos por parte significativa dos teóricos como um fator crítico de uma performance musical. Os gestos, para além da funcionalidade, podem ser considerados recursos operacionais do sistema de percepçãoação de um individuo. Pressupõe, portanto, esta gestualidade a criação de um significado que envolve mais do que apenas um movimento fisico. Os movimentos podem ser subdivididos em padrões específicos de conceptualização. A dinâmica é um dos elementos expressivos mais relevantes da música e está fortemente relacionada com a fiscalidade da ação musical. Usada de maneira eficaz, a dinâmica permite sustentar a pertinência narrativa de uma performance musical comunicando, por exemplo, um estado emocional geral ou sentimento específico. Neste estudo, a performance da música contemporânea de percussão solo esteve em foco e uma audiência dividida entre ouvintes “visuais" e "não visuais”, foram analisados. Nesta perspectiva, a observação sobre a maneira de tocar do percussionista e o estudo da reação ao estimulo sonoro e sonoro/visual do público oferece ao autor uma oportunidade de entender a percepção da dinâmica. O desenho quantitativo da experiência foi escolhido para atingir os propósitos deste estudo, e que pode demonstrar uma realidade objetiva usando números para imitar modelos significativos que refletem as árias relações entre objetos ou fenómenos. Essas entidades numéricas não são a realidade em si, mas uma maneira de representá-la. Assim, procurou-se responder à pergunta de investigação: como pode o gesto percussivo influenciar a percepção da dinâmica musical de uma plateia?ABSTRACT : Musical performative gestures are recognised by the majority of theoreticians as a critical factor of a musical performance. Gestures can be considered as operating features of a person’s perception-action system. It presupposes significance of a meaning that involves more than just a physical movement. Movements can be subdivided into specific pa_erns and conceptualised. Dynamics are one of the most relevant expressive element in music and they are strongly related to the physical musical action - sound producing gestures. Used effectively, dynamics allow sustain narrative pertinence in a musical performance, communicating for example a particular emotional state or feeling. For this research, solo percussion contemporary music performance was in focus and an audience divided in between “visual and non visual” listeners was studied. From this perspective, observation over percussionists’ playing manner and it ́s audience provides the researcher an opportunity to understand dynamics perception through musicians’ gestures in this particular repertoire. The quantitative research design divided in the experiment was chosen for the purpose of this study, which can be referred to as the descripton of the objective reality by using numbers in order to construct meaningful models reflecting various relationships between objects or phenomena. These numerical entities are not the reality itself, but a way of representing it. How does the percussive gesture influences the perception of musical dynamics by an audience?engPercussionDynamicsPerceptionMusicAudiencePercussãoDinâmicasPercepçãoMúsicaPlateiaThe role of movement and gesture in communicating music expressiveness to an audience : an experiment on dynamics perception after a contemporary percussion performanceO papel do gesto na comunicação da expressividade musical : uma experiência para a análise da percepção das dinâmicas durante uma performance de percussão contemporâneajournal article