Ladeira, Pedro Miguel ReixaOliveira, Tiago Filipe Brandão2019-10-112019-10-1120192019http://hdl.handle.net/10400.11/6693Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Este trabalho surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado, realizada na Academia de Música de São João da Madeira durante o ano letivo 2017/2018. Estando dividido por duas partes, a primeira compreende informações pertinentes sobre a Prática do Ensino Supervisionada e, a segunda parte, sobre uma parte de investigação que relaciona a prática artística com a parte pedagógica, sobre os princípios da Técnica Alexander. Desta forma, foram aplicadas metodologias para entender melhor este procedimento, através de pesquisa e comparações de estudo.Abstract : This work follows the Supervised Teaching Practice of the master's degree, held at the Music Academy of São João da Madeira during the 2017/2018 school year. Being divided in two parts, the first one comprises pertinent information on the Supervised Teaching Practice and the second part on a part of research that relates the artistic practice with the pedagogical part, on the principles of the Alexander Technique. In this way, methodologies were applied to better understand this procedure, through research and comparisons.porTécnica AlexanderClarinetePosturaEnsino especializadoMúsicaAlexander TechniqueClarinetPostureSpecialized educationMusicA prática do clarinete : uma abordagem baseada nos princípios da Técnica Alexandermaster thesis202288056