Martins, NunoTeixeira, Pedro MotaFerreira, António2019-02-122019-02-122018Martins, Nuno; Teixeira, Pedro Mota; Ferreira, António (2018) - A identidade visual corporativa do IPCA. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN : 1646 - 9054. Nº 22, Vol.XI, p. 1-61646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/6390Neste artigo é apresentado um caso de estudo exploratório sobre a nova identidade visual do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). O IPCA é uma instituição de ensino superior público e uma das suas fortes apostas tem sido o Design, em particular com a criação daEscola Superior de Design (ESD), em 2015.A criação da ESD fez crescer a responsabilidade do Design no instituto e na região do norte do país. Umas das primeiras ações da ESD foi o de avaliar a imagem gráfica do IPCA e o de estudar uma nova proposta de identidade.No presente artigo apresenta-se o supracitado estudo, em que o principal objetivo foi o de desenvolver um sistema de identidade coerente, que refletisse a história e valores da instituição, e respondesse às necessidades atuais de comunicação global, multimeios e interativa. Depois de um trabalho de auscultação da comunidade IPCA de modo a perceber o que unia e distinguia as diferentes áreas da instituição, procurou-se desenhar uma identidade sólida e versátil, que permitisse uma possível ampliação, tal como veio a acontecer, com sucesso, em 2017, na altura da criação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.ABSTRACT : This article presents an exploratory study on the new visual identity of the Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA). The IPCA is a public higher education institution and one of its strongest bets has been the Design, in particular with the creation of the College of Design (ESD) in 2015. The creation of the ESD has increased the responsibility of Design in the institute and in the northern region of the country. One of the first actions of the ESD was to evaluate the graphic image of the IPCA and to study a new identity proposal. In the present article the above study is presented, in which the main objective was to develop a coherent identity system that reflects the history and values of the institution and responds to the current needs of global, multimedia and interactive communication. After a survey of the IPCA community in order to perceive what unified and distinguished the different areas of the institution, we tried to design a solid and versatile identity that would allow a possible expansion, as it happened successfully in 2017, at the time of the creation of the Superior School of Hospitality and Tourism.porDesign de IdentidadeIdentidade visualBrandingDesign de comunicaçãoIPCAIdentity designVisual IdentityCommunication designA identidade visual corporativa do IPCAThe corporate visual identityjournal article