Abrantes, Manuela2011-12-092011-12-091997-09ABRANTES, Manuela (1997) - A Clareza das Instruções do professor de Inglês. In I Congresso Nacional Supervisão na Formação - contributos inovadores. Aveiro, 19 de Setembro.http://hdl.handle.net/10400.11/1016Com a presente comunicação pretende-se demostrar a importância da análise da linguagem de sala de aula, realizada pelos próprios professores, numa perspectiva crítica e de desenvolvimento profissional. O estudo que se apresenta centra-se na clareza do discurso utilizado para dar instruções quando se organizam tarefas de índole comunicativa. Foram gravadas aulas e transcritas as instruções, com a finalidade de, delas, se fazer uma análise detalhada. Realizam-se três secções de formação em diferentes momentos de desenvolvimento do projecto, sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Os resultados obtidos permitem-nos afirmar que uma auto-observação crítica da linguagem de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores e formadores reflexivos.porLinguagem na aula de inglêsClareza das instruçõesTarefaDesenvolvimento profissionalA clareza das instruções do professor de inglêsconference object