Martins, Ernesto Candeias2012-07-272012-07-272002MARTINS, Ernesto (2002) - Programa de educação intercultural na escola. Aprender. ISSN 0871-1267. Nº 26, p. 96-107.0871-1267http://hdl.handle.net/10400.11/1384As sociedades democráticas integram no seu seio as questões da multuculturalidade e interculturalidade. Há diversas correntes ou enfoques que intentam dar resposta a esses fenómenos, partindo de pressupostos antropológicos, filosóficos, psicológicos, sociais, linguísticos, políticos e, principalmente pedagógicos de formação do cidadão europeu e universal. Nesse leque da educação intercultural integram-se politicas, ações e modelos educativos e culturais diversos, que incidem na concepção da diversidade e pluralidade cultural existente e na organização escolar. Cada projecto intercultural tem na prática, programas, ações e experiências enriquecedoras que desenvolvem um ambiente e cultura escolar, desde o curriculo, promovendo a formação da cidadania na sociedade plural. O autor tem o objectivo de refletir desde a pedagogia intercultural e da educação intercultural na escola, de modo a propor um programa de educação intercultural, que eduque atitudes interculturais, a partir das aprendizagens diversificadas.porInterculturalidadePrograma educação interculturalMulticulturalidadePedagogia interculturalEscola culturalPluralidadeCurrículo interculturalPrograma de educação intercultural na escolajournal article