Martins, Ernesto Candeias2012-07-272012-07-272009-04MARTINS, Ernesto (2009) - A racionalidade no saber pedagógico na periferia do universo educativo. X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. In Investigar, Avaliar, Descentralizar. Bragança, 30 de Abril a 2 de Maio : atas. ISBN 978-972-745-102-9. p. 1-11.978-972-745-102-9http://hdl.handle.net/10400.11/1386O aparecimento de novos espaços de aprendizagem em novos cenários da educação leva o autor a abordar a racionalidade do saber pedagógico; no âmbito da teoria da educação e/ou pedagogia. Assim, é essa racionalidade que sustenta a(s) teoria(s) sobre a educação e determina o questionamento do saber educativo ao nível conceptual ou teórico. A abordagem insere-se no campo da epistemologia pedagógica e da prática, considerando o saber sobre a educação uma racionalidade materialista na relação educativa (educador/educando) uma racionalidade tecnológica (saber fazer) e uma racionalidade hipertextual nas formas educativas formais e não formais (teoria sistémica). A reflexão faz-se em três pontos relacionados com as dinâmicas provenientes do universo educativo (escola, práticas, fatos, realidade educativa, etc.), no contexto dos saberes sobre a educação (periferia) e da(s) teoria(s) da(s) educação (conceitos, discursos, linguagem, áreas de saber das ciências da educação).porSaber pedagógicoTeoria da educaçãoRacionalidadeHipertextualSaber educativoEpistemologiaRacionalidade tecnológicaRacionalidade materialA racionalidade no saber pedagógico na periferia do universo educativojournal article