Paixão, FátimaJorge, FátimaMartins, Helena2019-02-082019-02-082019PAIXÃO, F.; JORGE, F.; MARTINS, H. (2019) – Estratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na prática. In PINHEL. João [et al.],org. – A investigação, a formação, as plíticas e as práticas em educação : 30 anos de AFIRSE em Portugal : actas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa : Universidade de Lisboa. Instituto de Educação. ISBN 978-989-8272-35-5. p. 1076-1085.978-989-8272-35-5http://hdl.handle.net/10400.11/6385É desejável que a formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico contribua para construir um perfil de profissional capaz de proporcionar aprendizagens significativas, articulando e enriquecendo as várias áreas do currículo. Tomou-se, assim, como pressuposto o valor da interação da escola com contextos não formais que, concretiza em visitas de estudo desenvolvidas intencionalmente durante o período de Prática Supervisionada, proporciona a oportunidade de planificarem, implementarem e avaliarem práticas promotoras de desenvolvimento profissional reflexivo. Assim, concebemos uma estratégia formativa que se enquadra na problemática de como contribuir para a melhoria da formação, criando oportunidade de os futuros professores usarem o património local como recurso educativo, através de estudos de Investigação-Ação. Na senda de que o desenvolvimento profissional envolve competências que vão para além do domínio cognitivo e procedimental do ensinar, o estudo aqui apresentado teve como objetivo analisar as perceções de futuras professoras relativamente à valorização da aprendizagem com recurso aos contextos não formais locais e a sua perspetiva afetiva na ação docente. Em termos metodológicos, recorremos à análise de um corpus constituído por catorze Relatórios de Estágio, com enfoque na análise de conteúdo das reflexões sobre o potencial da interação entre a escola e os contextos não formais locais. Foram previamente estabelecidas duas categorias: C1. Valorização da aprendizagem dos alunos na interação entre contextos formais e não formais, e C2.Perspectivas afetivas na prática. O entusiasmo e envolvimento das futuras professoras foram identificados nos Relatórios, como importante componente motivacional. Destaca-se, como conclusão, o empenho das futuras professoras na concretização de sequências didáticas que representam uma alternativa metodológica no ensino no 1º Ciclo, através de evidências de valorização da Investigação-Ação na Prática e da aprendizagem que o recurso aos contextos não formais locais proporciona, tendo também evidenciado uma elevada afetividade positiva relativamente à estratégia formativa.porFormação de professoresPrática de Ensino SupervisionadaContextos não formaisDesenvolvimento profissionalAfetividadeEstratégia formativa contextualizada no meio local : valorização da aprendizagem dos alunos e perspetiva afetiva de futuros professores na práticabook part