Matos, Andreia da Silva2013-01-292013-01-292012MATOS, Andreia da Silva (2012) - O recreio escolar: observação dos comportamentos de crianças do 1ºciclo. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 108 f. Dissertação de Mestrado.http://hdl.handle.net/10400.11/1729Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física - Motricidade Infantil.O recreio escolar é um espaço favorável para um bom desenvolvimento motor e social. Permite à criança mostrar as suas emoções, trocar experiências, viver aventuras, conquistar a sua própria liberdade, vivenciar sentimentos, selecionar os seus amigos, agir e interagir perante qualquer situação. O presente estudo teve como objetivo a observação direta do comportamento motor e social de crianças no 1ºciclo no recreio escolar. Participaram na investigação 16 crianças, sendo 8 raparigas e 8 rapazes, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos de idade. Cada criança foi observada com registo de vídeo durante cinco períodos de recreio em dias não consecutivos, possibilitando recolher informações para verificar se existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento físico, formas de organização, envolvimento social, tipo de atividade e atividade motora geral, tendo em conta, o género e a idade. Neste estudo, os resultados globais e principais conclusões apontam que existem diferenças estatisticamente significativas nas variáveis formas de organização, tipo de atividade, atividade motora geral, em relação ao género. Relativamente à idade existe algumas diferenças estatisticamente significativas no envolvimento social, no tipo de atividade e atividade motora geral.porCriançaAtividade motoraComportamento socialJogo infantilRecreio escolarObservação diretaO recreio escolar : observação dos comportamentos de crianças do 1º ciclomaster thesis