Dias, Sofia BalulaDias, Margarida BalulaJaneiro, J.2019-02-012019-02-012018DIAS, Sofia Balula ; DIAS, Margarida Balula ; SANTOS, J.P.J. (2018) - European panorama of the early music performance in Music Education Institutions : a systematic review. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, 5 p.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/6370O reportório de música antiga é extremamente amplo e variado. Como resultado, educadores de música em muitas faculdades e universidades têm introduzido disciplinas na área da música antiga e da interpretação histórica dos instrumentos nos currículos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre a atual organização dos Departamentos de Música Antiga oferecidos por diferentes Instituições de Educação Musical a um nível Europeu. Do ponto de vista metodológico, foi consultada uma base de dados online internacional - International directory of Music and Music Education Institutions-, que integra informações detalhadas sobre mais de 3000 Instituições de Educação Musical. Esta pesquisa foi organizada utizando diferentes campos de pesquisa, nomeadamente: i) um primeiro campo de pesquisa que incluiu todos os países europeus que são relevantes para estudo (n=22); e ii) um segundo campo de pesquisa relacionado com o domínio de estudo e incluiu o índice “early music performance”. A revisão aqui apresentada estabelece novas orientações para o potencial apetrechamento dos Departamentos de Música Antiga, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento sobre as ofertas das Instituições Europeias e possíveis re-avaliações de programas/práticas educativas.ABSTRACT: The repertory of early music is extremely large and varied. As a result, music educators in many colleges and universities have introduced early music and historical performance practice disciplines in the curricula. This work aims to systematically review the current organiza_on of Early Music Departments offered by different Music Education Institutions across the Europe. From the methodological point of view, the International directory of Music and Music Education Institutions electronic database, which integrates detailed information regarding more than 3000 Music Education Institutions, was consulted. The search was organized in different search blocks, namely: i) the first block included all European countries that are relevant to the field under study (n=22); and ii) the second block was related to the domain under study and included the index “early music performance”. The review presented here sets new directions towards the potential enhancement of early music departments. It can also contribute to the enrichment of knowledge, regarding European Institutions offers and possible reexamina tions of educational programs/practices.engPrática da música antigaEducação musicalInstituições europeiasRevisão sistemáticaEarly music performanceMusic educationEuropean institutionsSystematic reviewEuropean panorama of the early music performance in Music Education Institutions : a systematic reviewPanorama europeu da prática da música antiga em Instituições de Educação Musical : uma revisão sistemáticajournal article