Félix, Carina Cecília RamosGil, Henrique2015-06-232015-06-232015FELIX, Carina ; GIL Henrique (2015) - A segurança na internet : utilização da internet como recurso educativo no 1º ciclo do ensino básico. In IV Conferência internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 8-9 de Maio : atas. Leiria : Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. p. 66-71.978-989-8797-05-6http://hdl.handle.net/10400.11/2852As TIC passam a ser elemento constituinte da aprendizagem e os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Neste sentido, este projeto teve como principal objetivo averiguar se a Internet é segura para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e quais os procedimentos preventivos mais adequados para melhorar essa segurança. Para o efeito, foi realizada uma investigação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tendo-se envolvido uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi de caráter qualitativo com um enfoque numa investigação ação. Na investigação, para além dos alunos da turma, foram envolvidos os pais e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de se poder averiguar os diferentes pontos de vista acerca da questão relacionada com uma utilização segura da Internet em contexto educativo. Em termos gerais, pode-se afirmar que os resultados permitiram verificar que ainda há muito a fazer na prevenção para uma utilização segura da Internet. A grande maioria dos participantes, apesar de ter consciência dos perigos que a utilização da Internet poder vir a promover, desconhece as principais ferramentas digitais que permitem uma utilização segura. E, por outro lado, verificou-se também que os pais desconhecem, em larga escala, o tipo de utilização que os seus filhos fazem da Internet.Abstract - ICT become a constituent element of learning and teachers should provide to all students the same opportunities and conditions at the level of digital literacy, particularly through new and different approaches of content. Thus, this research aimed to ascertain whether the Internet is safe for children of the 1st cycle of basic education and the most suitable preventive procedures to improve that security. To this end, an investigation was carried out under the Supervised Teaching Practice having engaged a group of the 1st cycle of basic education. The research was qualitative with a focus on action research. Within this research, in addition to the students in the class were involved parents and teachers of the 1st cycle of basic education, in order to be able to follow the different views on the question regarding safe use of the Internet in an educational context. Overall, it can be said that the results indicated that there is still much to do in prevention for safe use of the Internet. The vast majority of participants, despite being aware of the dangers that the use of the Internet can come to promote, unaware of the main digital tools that allow safe use. On the other hand, there is also unaware that parents to a large extent, the type of use that their children’s Internet.porInternetSegurança1º Ciclo do Ensino BásicoInternetSecurity1st Cycle of Basic EducationA segurança na internet : utilização da internet como recurso educativo no 1º ciclo do ensino básicojournal article