Ramos, Francisco MartinsBelo, Ana Paula Pires Rodrigues2014-05-222014-05-2220142012http://hdl.handle.net/10400.11/2372Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de ÉvoraTítulo: “A Educação para a Saúde nas Crianças e nos Jovens numa Escola de Ensino Básico: Contributos Sociológicos para uma Vida Saudável”. Este estudo centra-se na educação para a saúde, concretizado por uma abordagem qualitativa e quantitativa numa Escola EB 2/3 do Fundão e concentrou os seus objectivos em conhecer as práticas de educação para a saúde efectuada na Escola; identificar nos alunos e pais conhecimentos adquiridos e respectiva aplicação; descrever os factores sociais que influenciam os estilos de vida e apresentar propostas de intervenção. Os resultados obtidos sugerem que as práticas usuais de educação para a saúde são adequadas e facilitadoras para a aprendizagem de comportamentos saudáveis. Todos reconhecem que a educação para a saúde é fundamental. Os pais apontam a necessidade em aplicar devidamente os conhecimentos adquiridos. Os alunos evidenciam alguns conhecimentos. Revelam fragilidades e, nalguns casos, demonstram comportamentos inadequados. Os professores e profissionais de saúde manifestam preocupação porque os alunos não aplicam os conhecimentos ministrados.porEducação para a saúdePromoção da saúdeVida saudávelEstilos de vidaEnsino-aprendizagemA educação para a saúde nas crianças e nos jovens numa escola de ensino básico: contributos sociológicos para uma vida saudáveldoctoral thesis101263554