Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso daLadeira, Pedro Miguel ReixaPavtchinski, Victor Daniel2024-02-012024-02-012023http://hdl.handle.net/10400.11/8799Aplicação do n.º3 do art.º 2.º da Política de Depósito de Documentos do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco.Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.I (Prática Pedagógica do Docente) Será realizada uma exposição do estágio curricular supervisionado de ensino de violoncelo inserido na unidade curricular do Mestrado de Ensino da Música, no Instituto Politécnico de Castelo Branco, orientado pelo professor e supervisor Miguel Rocha, e coordenador Pedro Ladeira. O estágio foi feito com a colaboração do professor cooperante Nelson Ferreira, no ano letivo 2020/21, no Instituto Gregoriano de Lisboa. Na 1ª Parte da prática pedagógica do docente é feita uma descrição geral do estágio supervisionado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. Para a elaboração do relatório, será feita uma caracterização e história do Instituto Gregoriano, cursos disponíveis e os seus regimes de frequência. São também descritos o corpo docente do Instituto para cada instrumento, a caracterização da comunidade educativa e uma breve descrição da sua infraestrutura. Efetuou-se uma caracterização de 3 alunos selecionados (com idades compreendidas entre 10 e os 15 anos), e das metodologias adotadas para cada aluno e foi composta uma análise crítica da atividade docente. II (Projeto de Investigação) A segunda parte do trabalho integra a descrição do projeto de investigação, onde são salientadas as competências instrumentais dos alunos de ensino básico (1º ao 5º grau) e explicitam-se os aspetos pedagógicos fulcrais da lecionação do violoncelo. Além disso, serão abordadas estratégias e recursos pedagógicos adotados consoante a observação e personalidade dos alunos, bem como a organização e planeamento das aulas. Irão ser apresentadas as bases técnicas do violoncelo através de uma revisão da literatura, passando pelas metodologias teóricas de autores como: Victor Sazer; Paul Tortelier; Pablo Casals; Gerhard Mantel; Christopher Bunting e William Pleeth com a finalidade de determinar conclusões e resoluções a respeito dos problemas técnicos mais comuns, somados aos conhecimentos próprios do mestrando. Por fim, esta investigação permitiu ao mestrando aprofundar os seus conhecimentos técnicos e pedagógicos, visando a construção de um trabalho de investigação sob uma nova perspetiva teórica. Essa investigação seria, posteriormente, um material de trabalho conveniente para os docentes de violonceloAbstract I – Teaching An exposition of the supervised internship report in cello teaching comprised in Master Degree of Music Pedagogy at the Polytechnic Institute of Castelo Branco, guided by the teacher and supervisor – Miguel George Cardoso da Rocha, and thesis coordinator – Pedro Ladeira will be presented. The aforementioned internship fallows in collaboration with the cooperating teacher Nelson Ferreira, in the academic year 2020/2021 at the Gregorian Institute of Lisbon. In the first section of the internship report, a general description of the supervised internship is outlined, within the scope of the Master of Music Pedagogy. For the preparation of the report, a characterization and history of the Gregorian Institute is made as well as it’s available courses, and their frequency regimes. Furthermore, the institute’s faculty’s staff for each instrument, and the characterization of the Educational Community are briefly described, followed by a short explanation of its infrastructure. Additionally, a description of 3 selected students (aged between 10 and 15 years old) was made, alongside the methodologies and strategies adopted for the students and a critical analysis of the teaching activity was composed. Abstract II – (Research Project) The 2nd section of the research investigation includes the description of the research project, where the basic instrumental skills during the Basic Education (1st to 5th grade) and the key aspects of pedagogical principles are outlined. In addition, the pedagogical strategies and resources adopted in relation to the observation of the student’s personalities are addressed, as well as the organization and planning of classes. The technical foundations of the cello will be presented through a literature review, which includes theoretical methodologies by authors such as: Victor Sazer; Paul Tortelier; Pablo Casals; Gerhard Mantel; Christopher Bunting and William Pleeth in order to determine conclusions and resolutions regarding the most common technical problems, in addition to the master's own knowledge. Finally, this research allowed the master's student to deepen his technical and pedagogical knowledge, aiming at the construction of a research paper under a new theoretical perspective. This investigation would become a useful work material for teachers in the cello area.porMétodos de aprendizagemEstratégias de ensinoTécnica do violonceloLearning methodsTeaching strategiesCello techniqueMetodologias de ensino da técnica do violoncelo no curso básico : problemas e estratégiasmaster thesis203500954