Jorge, FátimaCabrita, IsabelPaixão, Fátima2012-09-182012-09-182005JORGE, Fátima ; CABRITA, Isabel ; PAIXÃO, Fátima (2005) - A história da matemática na abordagem de grandezas e medidas. In Atas do Encontro do PROFMAT, Évora, 9-12 de Novembro.http://hdl.handle.net/10400.11/1425Para além da escassez de materiais didácticos adequados, destaca-se a falta de conhecimentos históricos dos professores para a utilização de História da matemática no seu ensino. Aponta-se assim, a necessidade de formação dos professores neste domínio devendo perseguir três grandes objectivos complementares (1) conhecer e apreciar o passado da matemática (função informativa); (2) aprofundar a própria compreensão da forma como se constrói o conhecimento matemático (função epistemológica); (3) incorporar, reflectida e adequadamente, material histórico no seu ensino (função didáctica). O estudo que se apresenta aponta para a necessidade de criação, organização e validação de bons materiais de ensinoporEnsino BásicoFormação de professoresHistória das ciências/matemáticaEstratégia de ensinoGrandezas e medidasA história da matemática na abordagem de grandezas e medidasjournal article