Rosa, E.Braviano, Gilson2018-09-262018-09-262015ROSA, E. ; BRAVIANO, G. (2015) - A gestão de design em plataformas digitais de ensino. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII, nº 15.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/6200Visando contribuir com os estudos e pesquisas da relação entre o design e as tecnologias para ensino esse artigo utilizou as referências da gestão de design como base teórica e metodológica para produção e análise de produtos e apresenta uma proposta de como invesgar valor em plataformas digitais de ensino por meio de uma abordagem gerencial do design. Objetiva analisar a oferta de ensino informal disponível na internet, em português, para acesso e hospedagem de cursos livres dirigidas a adultos. A metodologia ulizada foi a de estudo de caso explanatório com análise descritiva em vistas a gerar apontamentos sobre potencialidades e fragilidades de quatro plataformas de ensino colaboravo. As plataformas foram selecionadas sob os critérios da relação de valor, tanto pela perspecva da Gestão Operacional do Design - produção e comunicação e quando em relação às Prácas de Ensino Informal em novas mídias digitais - livre acesso e ações colaborativas. Os casos analisados revelaram o design e os investimentos em recursos visuais, o tratamento e disponibilização dos conteúdos em práticas colaborativas bem como a gratuidade e facilidade de acesso como aspectos para diferenciação e geração de valor nas plataformas analisadas.ABSTRACT: To contribute to studies and research of the relationship between design and technologies for education this article used the reference design management as a theoretical and methodological base for production and product analysis and presents a proposal for how to investigate value on digital platiorms education By means of a management design approach. It aims to analyze the offer of formal education available on the internet, in Portuguese, to access and hosting free courses aimed at adults. The methodology used was the explanatory case study with descripve analysis in order to generate notes on strengths and weaknesses four collaborative learning platiorms. The platiorms were selected under the value ratio criteria, both from the perspective of Operational Management of Design - production and communication and, in relation to the Informal Education Practices in new digital media – the free access and collaborative action. The cases analyzed revealed the design and investments in visuals, treatment and availability of content in collaborative practices as well as the generosity and accessibility as aspects of differentiation and value creation in the analyzed plaorms.porGestão de designPlataformas de ensinoEnsino informalTecnologias educativas colaborativas.Design managementLearning PlatformsInformal educationCollaborative educational technologiesA gestão de design em plataformas digitais de ensinojournal article