Raimundo, José Filomeno MartinsLadeira, Pedro Miguel ReixaUrbano, Ana Cristina Ferreira de Sousa2021-04-072021-04-0720202021http://hdl.handle.net/10400.11/7505Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.O presente relatório foi redigido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionado e do Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto. O texto está estruturado em duas partes: a) Prática de Ensino Supervisionado; b) A Formação Musical no contexto do projeto Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical. A primeira parte deste texto - Prática de Ensino Supervisionado - foi desenvolvida na turma de 2ºgrau de Formação Musical da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na turma de Classe de Conjunto (Coro) do Projeto Orquestra Geração na escola EB1 Ricardo Alberty. Neste trabalho são apresentadas contextualizações da escola, projeto e turmas onde foi realizada esta prática. São também apresentadas as planificações de aula e respetivas reflexões. É apresentado um registo de aulas síncronas observadas, regime adotado depois do encerramento das escolas decretado pelo governo devido ao aparecimento da pandemia Covid-19, assim como uma exposição da situação do ensino em Portugal neste período. Na segunda parte deste texto - A Formação Musical no contexto do projeto Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical - são apresentadas as questões da investigação, bem como os seus objetivos, a fundamentação teórica do estudo desenvolvido, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa.Abstract : This report was developed in the framework of the Supervised Teaching Practice and Artistic Teaching Program curricular units of the Master's degree in Music Teaching (Musical Training Ensemble Music variant). The text is structured in two parts, namely, Supervised Teaching Practice (a) and Teaching Music Training in Orquestra Geração - a Manual for Musical Initiation (b). The first part of the report aims to summarize the work performed by the 2nd year students in Music Education from Escola Artística de Música do Conservatório and by the vocal ensemble music class students from the Orquestra Geração project - Ricardo Alberty EB1 school. Considerations regarding the schools, the project's framework and the classes involved are described. The lessons' plans and reflections are also presented. The record of observed synchronous classes and the plan implemented following the closing of schools decreed by the government due to the COVID-19 pandemic are included, as well as a description of the current situation of the education sector in Portugal. In the second part of this report, 'Teaching Music Training in Orquestra Geração - A Manual for Musical Initiation', research questions and their objectives, theoretical foundations, methodology and research outcome are presented.porFormação musicalOrquestra geraçãoIniciação musicalAutonomiaMusical trainingOrquestra geraçãoMusical initiationAutonomyA formação musical no contexto da orquestra geração : manual de apoio para a iniciação musicalmaster thesis202692396