Martins, Ernesto CandeiasRevista Cadernos Pós-Graduação (São Paulo)2025-07-282025-07-282024-05-18Martins, Ernesto Candeias (2024) - Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973). Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 4-16, jan./jun. ISSN 2525-3514. https://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.261652525-3514http://hdl.handle.net/10400.11/10264Estudo de natureza histórico-documental sobre o escolanovista J. Tomás, com recurso à metodologia hermenêutica na análise interpretativa às fontes (primárias, secundárias), complementada com as entrevistas a um familiar, que nos permitiram, no contexto do ambiente educativo/ensino da época, analisar o percurso de vida e de professor/inspetor do ensino primário deste admirador dos ideais da Escola Nova e das experiências escolares inovadoras na Europa. O método hermenêutico fez-nos contextualizar esta figura de pedagogo no tempo sóciohistórico e político. Norteámo-nos pelos seguintes objetivos: analisar e compreender à luz da época este pedagogo, pela autenticidade e confiabilidade documental e pela natureza da interpretação argumentativa no seio da pedagogia moderna; o ambiente educativo e as ações de J. Tomás; identificar as influências da Escola Nova neste pedagogo; valorizar esta figura pedagógica para a História da Educação em Portugal. Neste resgate da memória, quisemos aprofundar os contributos didático-pedagógicos de J. Tomás para o ensino primário e para a formação de professores.Abstract: Study of a historical-documentary nature on Escola Nova J. Tomás, using hermeneutic methodology in the interpretation of sources (primary, secondary), complemented with interviews with a family member, which allowed us, in the context of the educational/teaching environment of the time, analyse his life path as a primary school teacher/inspector, this admirer of the ideals of the New School and innovative school experiences in Europe. The hermeneutic method made us contextualize this figure of pedagogue in socio-historical and political time. We were guided by the following objectives: to analyse, understand, in the light of the time, this pedagogue through the au-thenticity and reliability of documents and the nature of argumentative interpretation within modern pedagogy; the educational environment and the actions of J. Tomás; identify the influences of the Escola Nova on this pedagogue; value this pedagogical figure for the History of Education in Portugal. In this memory recovery we wanted to delve deeper into J. Tomás' didactic-pedagogical contributions to primary education and teacher trainingpormovimento escola novaJoaquim Tomásensino primárioinovação educativaescolas europeias.new school movementprimary schooleducational innovationeuropean schools.Influxo das experiências educativas inovadoras europeias no escolanovista português Joaquim Tomás (1863-1973)Influence of innovative European educational experiences in the Portuguese new school Joaquim Tomás (1863-1973)texthttps://doi.org/10.5585/cpg.v23n1.26165