Gil, Henrique2013-09-052013-09-052013Gil, Henrique (2013) - Ambientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TIC. In VIII Conferência internacional de TIC na educação, Braga, 15-16 de Julho - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anityme anywhere : atas. Braga. p. 184-191.978-989-97374-2-6http://hdl.handle.net/10400.11/2031Portugal tem vindo a incrementar os seus índices de envelhecimento, tal como tem acontecido na maioria dos restantes países da EU, EUA e Japão. Estes adultos idosos não tiveram, na sua grande maioria, uma exposição às TIC quer durante a sua formação académica quer durante a sua vida ativa. Como consequência destes factos, os relatórios nacionais e internacionais têm vindo a demonstrar que estes cidadãos se encontram no grupo de info-excluídos. Dado que a atual sociedade de ‘move’ num ambiente digital faz com que quem não domine ou não possua uma literacia digital se veja socialmente excluído. Neste sentido, é premente a necessidade de se promoverem iniciativas que venham contribuir para a criação de ambientes ‘personalizados’, adequados às necessidades e aos perfis de formação que são requeridos pelos adultos idosos. A aprendizagem ao longo da vida em combinação com as abordagens propostas pela andragogia podem ser ampliadas e mais bem sucedidas através de um contexto digital com as TIC.porAdultos idososAprendizagem ao longo da vidaRelações intergeracionaisTICAmbientes ‘personalizados’ de aprendizagem para adultos idosos : a potencial relevância das TICjournal article