Costa, Luís R. Dias da2016-03-302016-03-301995http://hdl.handle.net/10400.11/3868Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Educação para concurso de acesso à categoria de Professor Coordenador na área científica de Ensino da Sociologia da EducaçãoEsta dissertação é o resultado da investigação que foi suscitada pela atividade profissional do ensino da Sociologia da Educação e que pôde ir sendo feita no decurso dessa mesma atividade. A conjugação da investigação com a atividade docente, introduziu-lhe algumas condicionantes: A primeira é a do seu caráter extensivo. A segunda a conjugação desta investigação com a atividade docente e o excessivo arrastamento no tempo. O registo individual dos dados de mil duzentos e quarenta questionários, levou a um prolongamento no tempo do seu tratamento, que foi permitindo uma atualização da problemática teórica que esteve na origem da sua recolha. Os resultados levam a uma caraterização sociológica da população escolar do distrito de Castelo Branco, interpelada pelas preocupações teóricas do ensino da sociologia da educação na formação dos professores.porPrática profissional do professorInvestigaçãoEnsino Superior PolitécnicoVocação profissionalizanteInvestigação universitáriaSociologia da educaçãoFormação dos professoresA sociologia da educação na formação de professoresother