Gil, HenriqueGaspar, C.Cunha, JoãoFaustino, JoaquimAmbrósio, Luís2018-11-222018-11-222018GIL, Henrique [et al. ] (2018) - A utilização de recursos educativos digitais na escola do século xxi : novos paradigmas? novos desafios… ou uma nova ética?. In Congresso Internacional TIC e Educação, 5, Lisboa, 6-8 de setembro –Technology Enhanced Learning : livro de atas. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. p. 431-443.978-989-8753-46-5http://hdl.handle.net/10400.11/6271A sala de aula tradicional está, aos poucos, a abrir as suas portas às tecnologias digitais, caminhando em direção à chamada sala de aula do futuro, um verdadeiro espaço de aprendizagem para o século XXI, um “laboratório de aprendizagem”. Começamos também a assistir à desmaterialização de recursos educativos tradicionais, como o manual escolar. No meio de toda esta nova realidade, os professores têm que reaprender a sua arte, assumindo a formação contínua um papel fundamental para criar condições de verdadeiro sucesso na Escola do século XXI. A sociedade atual convida, então, os professores, as crianças e jovens a reescreverem um “mundo novo”. Não obstante, tal convite exige da sociedade em geral e da escola em particular uma resposta mais sistemática e continuamente atualizada, assente numa certa “objetividade axiológica”. Neste sentido, a reflexão deverá deslocar-se, sem as anular, de questões relativas à “cidadania digital” para questões concernentes à ética prática e normativa (“ética digital”)The traditional classroom is gradually opening its doors to digital technologies, moving towards the so-called classroom of the future, a true learning space for the 21st century, a "learning laboratory." We also began to see the dematerialization of traditional educational resources, such as the school manual. In the midst of this new reality, teachers have to relearn their art, with continuing education assuming a fundamental role in creating conditions for true success in the 21st Century School. Today's society invites teachers, children and young people to rewrite a "new world". Nevertheless, such an invitation demands from society in general and the school in particular a more systematic and continually updated response, based on a certain "axiological objectivity". In this sense, reflection should move, without canceling them, questions related to "digital citizenship" for questions concerning practical and normative ethics ("digital ethics").porCidadania digitalÉtica digitalManual digitalRecursos educativos digitaisTabletsDigital citizenshipDigital ethicsDigital manualDigital educational resourcesTablets.A utilização de recursos educativos digitais na escola do século xxi : novos paradigmas? novos desafios… ou uma nova ética?journal article