Marques, AlexandraIngrês, SóniaRodrigues, TeresaGil, Henrique Manuel Pires Teixeira2025-11-262025-11-262025MARQUES, A. [et al.] (2025) - «Hábil-Mente»: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático. In SIIE 2025 - XXVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu2025. p. 19-24.http://hdl.handle.net/10400.11/10378O desenvolvimento de competências matemáticas e linguísticas na educação pré-escolar é crucial para o sucesso académico e particularmente desafiante para crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Este estudo investiga o impacto da aplicação digital Hábil uma ferramenta educativa no nível de envolvimento de uma criança com PEA em atividades educativas. Através de um estudo de caso e da aplicação da Escala de Envolvimento de Laevers, foram analisados quatro momentos distintos de utilização da aplicação para avaliar a participação ativa da criança. Os resultados indicam que o uso de tecnologia adaptada às necessidades específicas da criança aumenta significativamente o envolvimento e a aprendizagem significativa, reforçando a importância de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por recursos digitais. Este estudo destaca o potencial da aplicação Hábil como uma ferramenta eficaz no apoio à educação inclusiva na Educação Pré-Escolar.porAutismoAplicação digital HábilEducação pré-escolarInclusãoTecnologias de apoioHábil-Mente: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didáticoconference paper