Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaBrito, Cristina Maria Soares de2024-02-022024-02-022023http://hdl.handle.net/10400.11/8807Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.Este relatório encontra-se dividido em duas partes que contemplam a prática de ensino supervisionada e o projeto de investigação, realizados no ano letivo 2021/2022. A primeira parte, prática de ensino supervisionada, realizou-se na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, em Belmonte. O estágio foi realizado no segundo semestre do ano letivo 2021/2022 e compreendeu quatro turmas, duas de formação musical – 9ºano/5º grau e 12ºano/8º grau e duas de classe de conjunto – 7ºano/3ºgrau de coro e Orquestra Orff de 3º ciclo e secundário. Nesta parte encontramos todos os documentos necessários à prática da docência. Na segunda parte encontra-se o projeto de investigação “A Metodologia Orff e o Desenvolvimento da Improvisação na Prática de Música de Conjunto”. Para esta investigação foi realizado um estudo investigação-ação, com a participação da classe Orquestra Orff de 3º ciclo e secundário, durante o ano letivo 2021/2022. A questão de investigação central neste projeto foi: Quais os procedimentos estratégicos a aplicar para o desenvolvimento da improvisação na classe de conjunto – instrumental Orff? Tendo como base a literatura dos pedagogos Carl Orff, Jos Wuytack e Pierre van Hauwe e de forma a suportar este estudo foram implementadas estratégias e analisado o processo de ensino da classe de conjunto com recurso a grelhas de observação de aula e sessões de gravação de vídeo discutidas pela docente e por professores convidados. Em suma, as estratégias adotadas neste estudo demonstraram-se positivas no que toca à implementação do processo de improvisação no decorrer das aulas de classe de conjunto. Os alunos apresentaram altos níveis de motivação e concentração, metodologia de trabalho e criatividade musical.Abstract : This report is divided into two parts that cover the supervised teaching practice and the research project, carried out in the 2021/2022 academic year. The first part, supervised teaching practice, took place at the Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, in Belmonte. The internship was carried out in the second semester of the 2021/2022 academic year and comprised four classes, two of musical trainingand two ensemble classes – choir and Orff Orchestra. In this part we find all the documents necessary for teaching. The second part contains the research project “The Orff Methodology and the Development of Improvisation in Ensemble Music Practice”. For this investigation, an action research, the study was carried out, with the participation of the Orff Orchestra class, during the 2021/2022 academic year. The central research question in this project was: What are the strategic procedures to apply for the development of improvisation in the ensemble class – Orff instrumental? Based on the literature of pedagogues like Carl Orff, Jos Wuytack and Pierre van Hauwe and in order to support this study, strategies were implemented and the teaching process of the group class was analyzed using class observation grids and video recording sessions discussed by the teacher and guest teachers. In short, the strategies adopted in this study proved to be positive when it comes to implementing the improvisation process during ensemble classes. The students showed high levels of motivation and concentration, work methodology and musical creativity.porClasse de conjuntoMetodologia OrffImprovisaçãoPedagogosEnsemble playingOrff methodologyImprovisationPedagoguesA metodologia Orff e o desenvolvimento da improvisação na prática de música de conjuntomaster thesis203501985