Lemos, Valter2014-02-142014-02-142014-01Lemos, Valter (2014) - A OCDE e a mudança de paradigma nas políticas públicas de educação em Portugal : o projecto regional do mediterrâneo e a reforma Veiga Simão. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. ISSN 1647-0893. p. 1-50.1647-0893http://hdl.handle.net/10400.11/2249O trabalho estuda a primeira fase da influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal, num período que vai desde o início dos anos 60 até 1974. Analisa-se o contexto da política educativa portuguesa e a dinâmica interna da própria OCDE, o Projeto Regional do Mediterrâneo como instrumento de intervenção da organização e os efeitos nas políticas em Portugal, designadamente através dos impactos no planeamento educativo e no alargamento da escolaridade obrigatória, num primeiro momento e da reforma Veiga Simão e do IV Plano de Fomento, num segundo momento. Conclui-se pela ocorrência de uma mudança de paradigma na política educativa portuguesa caracterizada pela valorização da educação e pela democratização do acesso e melhoria da igualdade de oportunidades.porPolíticas públicasOCDEProjecto Regional MediterrâneoReforma educativaDemocratização do ensinoA OCDE e a mudança de paradigma nas políticas públicas de educação em Portugal : o projecto regional do mediterrâneo e a reforma Veiga Simãojournal article