Chaves, Idália SáPaixão, FátimaCachapuz, António2012-06-292012-06-292003SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (2003) - Os desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular. Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 15 (Jan/Jun.), p. 11-36.1414-5138http://hdl.handle.net/10400.11/1323O acelerado desenvolvimento cientifico e tecnológico, bem como a decorrente mudança na natureza das arquitecturas sociais e das relações interpessoais, que a partir do processo de mundialização se observam, determinam profundas alterações no modo como os cidadãos percebem, representam e compreendem o mundo. Com o presente texto, que decorre de um trabalho de pesquisa desenvolvido em Portugal pelos autores, procura-se contribuir para a compreensão das implicações educacionais de tais mudanças e que apontam para uma nova filosofia curricular no quadro do desenvolvimento de novas competências de cidadania. O objectivo é reflectir acerca dos princípios de fundamentação curricular na sua relação com os saberes básicos, com a reorganização dos sistemas educativos, com a investigação e com a formação de professores. Procura-se ainda evidenciar a relação entre o conjunto de novos princípios de fundamentação curricular decorrente da pesquisa e as propostas que, nesse âmbito, são feitas no domínio da mais recente legislação portuguesa.porComplexidadeSociedade do conhecimentoFilosofia curricularFormação de professoresOs desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricularjournal article