Martins, Ernesto Candeias2010-07-022010-07-022003-06MARTINS, Ernesto (2003) - As implicações curriculares da educação para a cidadania. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano IX, n.º 14, p. 69-91.0873-0504http://hdl.handle.net/10400.11/240A sociedade (pós-moderna) exige mudanças educativas compatíveis com novas necessidades humanas. O autor examina alguns aspectos relativos à educação cívica relacionando-a com os direitos humanos e a educação para a cidadania, destacando o papel da autonomia e da participação responsável dos cidadãos na vida social. Cabe à escola um papel importante na formação dos futuros cidadãos, integrando ao nível curricular e não curricular, conteúdos e actividades relacionadas com a educação para os valores e educação ambiental, exigindo aos alunos que desenvolvam o sentido de respeito pelos outros e por eles próprios, tolerância com a diversidade e pluralidade (cultura, social), de modo a gerarem uma responsabilização e uma consciencialização ética dos seus actos cívicos.porCidadaniaEscolaFormaçãoRepercussões curricularesAs implicações curriculares da educação para a cidadaniajournal article