Trindade, Augusto Daniel de OliveiraCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaFermanian, Vasken Varujan2019-02-122019-02-1220192019http://hdl.handle.net/10400.11/6394Este trabalho de investigação propõe uma análise comparativa entre duas edições do Concerto Para Violino e orquestra, op.61, de Ludwig Beethoven realizadas nos anos de 1827 e 1828 por Ferdinand David (1810 – 1873) e Pierre Baillot (1771 – 1842) , respetivamente. Foram abordadas, nesta investigação, questões pertinentes como as articulações, arcadas e dinâmicas encontradas. O fac‐símile desta obra foi utilizado como suporte para esta comparação. Tais conteúdos foram confrontados com as propostas encontradas nas outras duas revisões. No decorrer deste estudo, sintetizou-se e analisaram-se musicalmente e tecnicamente as propostas de cada autor, reunindo as condições necessárias para se concluir qual destas revisões se aproxima mais da conceção musical de L. van Beethoven.Abstract : This research work proposes a comparative analysis between two editions of the concerto for violin and orchestra op.61 by Ludwig Beethoven , written in 1827 and 1828 by Ferdinand David (1810 – 1873) e Pierre Baillot (1771 – 1842), respectively. This comparative analysis adresses relevant subjects, including articulation, bow directions and dynamics found in fac-símile source. Such contents were compared with the proposals found in an the two editions, in an attempt to synthesize and analyze musically and technically the intentions of the composers.porBeethovenConcerto para violinoEscola FrancesaFac-símileViolin concertoFrench schoolFacsimileO concerto para violino e orquestra de Ludwig van Beethoven, op.61 : uma abordagem comparativa entre o fac-símile e edições do séc. XIXmaster thesis202168670