Martins, Ernesto Candeias2012-04-262012-04-262003-12MARTINS, Ernesto (2003) - Os imperativos educativos da globalização. Problemas e desequilíbrios. Ler Educação. ISSN 0871-5432. Nº 3 -2ª Série (Dezembro), p. 5-25.0871-5432http://hdl.handle.net/10400.11/1259No contexto social do conhecimento e da comunicação, a escola deverá abrir-se às prioridades da sociedade actual, redefinindo as suas relações com os agentes sociais e educativos e, simultaneamente democratizando os circuitos de acesso à informação. Esta estratégia de coesão social, cultural e educativa, permitirá uma melhor qualidade do ensino. De facto a globalização e a mundialização são desafios para a educação, sendo o acesso às redes uma garantia de qualidade. O autor reflecte sobre o contexto e a evolução da globalização actual, impregnada pelo surgimento das novas tecnologias e por uma maior exigência nas competências científicas e económicas.porGlobalizaçãoImperativos educativosEscolaEstratégias culturais e educativasProfessoresOs imperativos educativos da globalização : problemas e desequilíbriosjournal article