Neto, Ângelo CidXavier, MadalenaFernandes, João2021-03-022021-03-022020NETO, Ângelo Cid ; XAVIER, Madalena ; FERNANDES, João (2020) - Um olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativo. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 26, p. 1-6.1646 - 9054http://hdl.handle.net/10400.11/7485Partindo de uma reflexão sobre as práticas coreográficas pretende-se expor o seu potencial no contexto educativo. Reconhecendo como essencial para ambos os processos, o de criação e de ensino-aprendizagem, a capacidade de promover que os seus agentes se posicionem numa direção comum de descoberta. O corpo, como instância inacabada e que se procura singular, encontra neste contexto a possibilidade de se revelar, sendo que os mecanismos de geração de material coreográfico são pensados sob este paradigma. Metodologicamente este artigo sustenta-se num contexto qualitativo que promove a articulação entre a prática artistica, pela voz dos coreógrafos, e o diálogo com uma revisão da literatura.ABSTRACT : Starting from a reflection on choreographic practices, it is intended to expose its potential in the educational context. Recognizing as essential for both processes, that of creation and teaching-learning, the ability to promote that its agents position themselves in a common direction of discovery. The body, as an unfinished and singularly sought instance, finds in this context the possibility of revealing itself, and the mechanisms for generating choreographic material are thought underthis paradigm. Methodologically, this article is based on a qualitative context that promotes the articulation between artistic practice, through the voice of choreographers, and dialogue with a literature review.porEducação artísticaCriação artísticaProcessos coreográficosPedagogia contra o estadoEnsino-aprendizagemArtistic educationArtistic creationChoreographic processesPedagogy against the stateTeaching-learningUm olhar sobre a criação coreográfica contemporânea no seu potencial educativoA view on contemporary choreography in its educational potentialjournal article