Afonso, Paulo2010-07-022010-07-022002-12AFONSO, Paulo (2002) - Avaliação em matemática : novas prioridades. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano VIII, nº 13, p. 119-135.0873-0504http://hdl.handle.net/10400.11/242Este texto incide sobre a temática da avaliação das aprendizagens matemáticas. A sua abordagem tem por base o contexto pedagógico-didáctico da resolução de problemas, onde apresentamos alguns instrumentos de avaliação que, ainda que não sejam de nossa autoria, merecem o nosso esforço de tradução para língua portuguesa para poderem chegar mais facilmente a todos os docentes que se interessem pelo tema da avaliação. Através de uma análise crítica de alguma da literatura sobre o assunto, o texto está estruturado com base nos seguintes tópicos: 1– Perspectivas actuais de ensino-aprendizagem da Matemática; 2- Conceptualização do conceito de avaliação; 3-Objecto da avaliação; 4- Instrumentos de avaliação e, 5- Avaliação e classificação.porEnsino-aprendizagem da matemáticaContexto pedagógico-didácticoInstrumentos de avaliaçãoAvaliação em matemática – novas prioridadesjournal article