Godinho, José Carlos David NunesGomes, Nádia Cristina Carita2017-04-082017-04-082016http://hdl.handle.net/10400.11/5490O presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Ensino Artístico, do Mestrado em Ensino da Música, variante de formação musical e música de conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e que decorreram, de forma articulada, na Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Está dividido em duas partes, cuja primeira relata um ano de lecionação das disciplinas mencionadas, na referida escola. Na parte B, é apresentado um pequeno trabalho de investigação em torno da disciplina de formação musical, cujo título é A Formação Musical no Ensino da Música: Motivação e Aprendizagens. Esta investigação foi desenvolvida em torno de questões levantadas a propósito da problemática de que uma maior motivação poderá proporcionar uma aprendizagem mais consistente, e em torno de estratégias motivacionais assentes nos conceitos de CAP (Composição, Audição e Performance), significados musicais e multimodalidade, e outras estratégias diversificadas. A metodologia utilizada foi de investigação-ação, através da qual a intervenção controlada das estratégias foi avaliada com uma recolha controlada e análise de dados, dentro de um paradigma qualitativo. Os resultados apontam para uma resposta positiva, por parte dos alunos, a este tipo de estratégias, principalmente no que respeita à motivação para o estudo e aprendizagem da formação musical. É importante salientar que, a longo prazo, mais investigação seria necessária, para um melhor desenvolvimento destas ideias e consolidação das conclusões retiradas.Abstract : This report focuses on the supervised teaching practice and on the artistic education project, of the Mestrado em Ensino da Música, variante de formação musical e música de conjunto, of the Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, witch took place in articulation with Escola Vocacional de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. It is organized into two parts. The first one reports one year of teaching of the mentioned subjects, in that school. In part B, a small research is presented around the discipline of Musical Training, entitled The Musical Training in Music Education: Motivation and Learning. This research was developed around issues raised regarding the problems that greater motivation can provide a more consistent learning, and around motivational strategies based on the concepts of CAP (Composition, Audition and Performance), musical meaning and multimodality, and other diversified strategies. The methodology used was action-research, through which the controlled intervention strategies were assessed with a controlled data collection and analysis, within a qualitative paradigm. The results point to a positive response from the students to this kind of strategies, particularly with regard to the motivation for the study and learning of musical training. It is importantly to sugest that, in future, more research will be needed for a better development of these ideas and consolidation of the findings.porFormação musicalMotivaçãoComposiçãoAudição e performanceSignificados musicaisMultimodalidadeMusical trainingMotivationCompositionAudition and performance;Musical meaningMultimodalityA formação musical no ensino de música: motivação e aprendizagensmaster thesis201681749