Jorge, FátimaPaixão, FátimaCabrita, Isabel2011-05-062011-05-062008JORGE, Fátima ; PAIXÂO, Fátima ; CABRITA, Isabel (2008) - Ciência e sociedade – formação de professores de matemática através de problemas históricos . In V Seminário Ibérico / I Ibero-americano CTS no Ensino das Ciências, Aveiro, 03-05 de Julho - Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável : actas. Aveiro. ISBN 978-972-789-267-9. p. 123-128.978-972-789-267-9http://hdl.handle.net/10400.11/621Propõe-se uma reflexão sobre o contributo da história da matemática, na formação inicial de professores da escolaridade básica, para o desenvolvimento de perspectivas sobre o valor social e cultural da matemática e para a promoção de práticas de ensino inovadoras. Defende-se que o envolvimento de futuros professores na resolução e exploração didáctica de problemas históricos viabiliza a implementação de estratégias de ensino que favorecem o estabelecimento de ligações com outras disciplinas do currículo e realçam as inter-relações entre a matemática e a sociedade.porHistória da matemáticaFormação inicial de professoresInter-relações entre a matemática e a sociedadeEstratégias de ensinoCiência e sociedade : formação de professores de matemática através de problemas históricosconference object