Domingues, Marco Paulo Tavares SousaPratas, Carolina Alves Morgado Mendes2024-10-302024-10-302024http://hdl.handle.net/10400.11/9201Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Intervenção Social Escolar, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Este apresenta o resultado do projeto desenvolvido (iniciado em contexto de trabalho académico na Unidade Curricular de Seminário de Estágio/Trabalho de Projeto, do 2º Semestre do 1º ano, com a orientação e apoio da Professora Doutora Cristina Pereira) pela discente, bem como de toda a experiência de estágio no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, mais concretamente na Escola Secundária Dr. º Manuel Fernandes e na Escola Básica António Torrado. O estágio foi dividido em duas partes: acompanhamento das turmas PIEF e CEVA na Escola Secundário Dr. º Manuel Fernandes e realização do projeto de estágio com algumas turmas do 1º ciclo do ensino básico na Escola Básica António Torrado. O projeto de estágio, teve como objetivos gerais de intervenção: “Promover a integração dos alunos de origem migrante em contexto escolar” e “Promover nos pais e/ou encarregados de educação dos alunos de origem migrante o acompanhamento social e escolar”. Foram implementadas um total de 7 atividades (“Jogos Quebra-gelo”, “Discriminação Zero”, “Dois Dedos de Conversa”, “Fala-me de ti”, “Clube do Livro”, “Feira Mostra Multicultural” e “Hora da Brincadeira”) as quais ao serem realizadas, pretendiam dar resposta aos objetivos específicos, associados a determinadas atividades. Do ponto de vista metodológico, optou-se pela utilização da investigação-ação, considerada a opção mais apropriada e adequada a ser utilizada em contexto de estágio. Além disso, esta ao atuar na área da educação, concebe uma maior objetividade dos resultados obtidos. Assim sendo, os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a entrevista (de carácter semiestruturada, realizada à Coordenadora da Escola Básica António Torrado como forma de diagnóstico) e os questionários (de carácter diagnóstico, implementados junto dos pais e/ou encarregados de educação como forma de diagnóstico e de satisfação). Relativamente à análise dos dados recolhidos, recorreu-se à análise de conteúdo simples para a entrevista e à utilização do programa Excel para tratamento dos dados dos questionários. Os resultados obtidos pela intervenção no projeto de estágio, permitiram concluir que os objetivos estipulados, tanto do estágio em si, como da intervenção foram atingidos, mediante a realização das atividades. Desta forma, é possível afirmar que o projeto de estágio teve um retorno bastante positivo.Abstract: This Internship Report was prepared within the scope of the conclusion of the Master's Degree in School Social Intervention, at the School of Education of Castelo Branco. This presents the result of the project developed (started in the context of academic work in the Curricular Unit of the Internship Seminar/Project Work, of the 2nd Semester of the 1st year, with the guidance and support of Professor Cristina Pereira) by the student, as well as the entire internship experience at the School Group n.º2 of Abrantes, more specifically at the Dr. º Manuel Fernandes Secondary School and the António Torrado Basic School. The internship was divided into two parts: monitoring of the PIEF and CEVA classes at the Dr. º Manuel Fernandes Secondary School and carrying out the internship project with some classes of the 1st cycle of basic education at the António Torrado Basic School. The internship project had the following general intervention objectives: "To promote the integration of students of migrant origin in a school context" and "To promote social and school monitoring in the parents and/or guardians of students of migrant origin". A total of 7 activities were implemented ("Icebreaker Games", "Zero Discrimination", "Two Fingers of Conversation", "Tell me about you", "Book Club", "Multicultural Exhibition Fair" and "Play Time") which, when carried out, intended to respond to the specific objectives associated with certain activities. From the methodological point of view, we opted for the use of action research, since it is the most appropriate and appropriate option to be used in the context of an internship. In addition, when working in education, it conceives a greater objectivity of the results obtained. Thus, the instruments used for data collection were the interview (of a semi-structured nature, carried out with the Coordinator of the António Torrado Basic School as a form of diagnosis) and the questionnaires (of a diagnostic nature, implemented with parents and/or guardians as a form of diagnosis and satisfaction). Regarding the analysis of the collected data, simple content analysis was used for the interview and the use of the Excel program to process the questionnaire data. The results obtained by the intervention in the internship project allowed us to conclude that the stipulated objectives, both internship itself and of the intervention, were achieved through the accomplishment of the activities. In this way, it is possible to say that the internship project had a very positive return.porContexto escolarIntegraçãoDiversidade culturalSchool contextIntegrationCultural diversityA importância da integração dos alunos de origem migrante no Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes : Relatório de estágiomaster thesis203714431