Raposo, Fernando2015-10-132015-10-132011RAPOSO. F.M. (2011) - Análise da relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudante, por tipo de ensino, na configuração do ECTS dos cursos de artes visuais. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646-9054. N.º 8.1646-9054http://hdl.handle.net/10400.11/3014No presente estudo, procurar-se-á compreender de que forma as instituições de ensino superior contabilizam a carga total de trabalho do estudante (horas de contacto e horas de trabalho autónomo) por unidade curricular, tendo em conta o tipo de ensino (teórico, teórico-prático, prático, projecto, …). Para efeitos do presente estudo foram seleccionados os cursos de artes da imagem, design de moda e têxtil e design de interiores e equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), os cursos de design de comunicação, design de moda e design de interiores da Faculdade de Design de Politécnico de Milão (Itália) e os c ursos de pintura e escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Academia de Belas Artes de Brera (Itália). Em termos de instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se a análise documental, com particular atenção para os diplomas legais, guias de cursos, propostas de criação e de adequação a Bolonha, planos de estudos e programa das unidades curriculares. Refira-se que a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, procedeu à adequação dos seus cursos a Bolonha em 2006, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 2007/2008 e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa adequou os seus cursos a Bolonha em 2007, os quais entraram em funcionamento no ano lectivo de 2008/2009. Em Itália, a reforma do sistema de ensino superior, de acordo com as orientações de Bolonha, foi implementada a partir do ano lectivo de 2001/2002.Abstract: The present study will seek to understand how the higher education institutions account for the overall workload of the student (contact hours and hours of autonomous work) per course unit, taking into account the type of education (theoretical, theoretical and practical, practical, project, ...). For the purposes of this study were selected image arts courses, fashion design, textile and interior design and equipment of the School of Applied Arts, Polytechnic Institute of Castelo Branco (Portugal), courses in communication design, design fashion and interior design at the Faculty of Design of Politecnico di Milano (Italy) and c bears painting and sculpture at the Faculty of Fine Arts, University of Lisbon (Portugal) and the Academy of Fine Arts of Brera (Italy). In terms of instruments for data collection, we focused on document analysis, with particular attention to the legal texts, course guides, proposals for the creation and adaptation of the Bologna curricula and program of courses. It should be noted that the School of Applied Arts, Polytechnic Institute of Castelo Branco, conducted the appropriateness of its courses to Bologna in 2006 and started operation in the academic year 2007/2008 and the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon adapted his travels to Bologna in 2007, which came into operation in the academic year 2008/2009. In Italy, the reform of higher education, according to the guidelines of Bologna, was implemented from the academic year 2001/2002.porECTSTrabalho autónomoHoras de contactoFormaçãoAnálise da relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudante, por tipo de ensino, na configuração do ECTS dos cursos de artes visuaisjournal article