Carrilho, António José RibeiroMagalhães, Marta Isabel Aguiar2023-02-242023-02-242022http://hdl.handle.net/10400.11/8354Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Canto.O presente trabalho apresenta uma análise interpretativa e performativa de ciclos e canções de Gabriel Fauré em que são utilizados textos de Paul Verlaine, num período específico de sete anos, entre 1887 a 1894. As obras a serem trabalhadas são: Clair de Lune op.46 nº2; Spleen op. 51 nº 3; Cinq melodies de Venise op.58; La bonne chanson op. 61; Prison op. 83 nº 1. Ao longo do trabalho é proposta uma fundamentação de análise musical, análise poética, organização temática e estrutura das canções e ciclos, criando assim uma preparação performativa do mesmo, sendo que será apresentado de forma cronológica.Abstract : The present work presents an interpretive and performative analysis of cycles and songs by Gabriel Fauré in which texts by Paul Verlaine are used, in a specific period of seven years, between 1887 and 1894. The works to be worked on are: Clair de Lune op.46 nº 2; Spleen op. 51 No. 3; Five melodies by Venise op.58; La bonne chanson op. 61; Prison op. 83 nº 1. Throughout the work, a foundation of musical analysis, poetic analysis, thematic organization and structure of songs and cycles is proposed, thus creating a performative preparation of the same, which will be presented chronologically.porPoesia de VerlaineGabriel FauréCiclos e cançõesPeríodo de 1887 a 1894Cycles and songsVerlaine's poetryPeriod from 1887 to 1894;A obra vocal de Gabriel Fauré com textos de Paul Verlaine: ciclos e canções no período de 1887 a 1894master thesis203244478