Martins, Ernesto Candeias2014-12-102014-12-102010-07MARTINS, Ernesto (2010) - A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (séc. XIX-XX). Educare educere. ISSN 0873-0504. Ano XIV, Edição fora de série, julho, p. 99-119.0873-0504http://hdl.handle.net/10400.11/2647O autor aborda a questão da infância pobre, marginalizada, abandonada e delinquente, centralizando-se nas suas imagens e/ou representações e, consequentemente, da sua ‘não educação’ (aspecto material), trata-se de uma temática que se insere na história da infância inadaptada (vertente cronológica), na história da criança (vertente categoria), na história da assistência educativa (vertente pedagógica) e na etnografia da infância marginalizada (vertente antropológica e sociológica). A partir dessas imagens será possível estruturar as suas histórias de vida, o seu quotidiano, as suas aprendizagens, os seus percursos, etc. Metodologicamente seleccionaram-se alguns textos (discursos e narrações numa perspectiva educativa e cultural) de periódicos (jornais e revistas) e de literatura infantil, que deram um conhecimento dessa infância e da prática do seu abandono e marginalização.porInfância desvalidaRepresentação de infânciaImagem da criançaImprensaLiteratura infantilPedagogia socialHistória da educação socialA outra educação da infância sem voz expressa na literatura (séc. XIX-XX)journal article