Jorge, FátimaSilveira, Paulo2023-03-092023-03-092023Jorge, F. R. & Silveira, P. (2022). Pensamento computacional e resolução de problemas em matemática. In V. Santos, I.Cabrita, T. B. Neto, M. M. Pinheiro, & J. B. Lopes (Coords.), Matemática com Vida – Diferentes Olhares sobre o Pensamento Computacional (pp. 27-32). UA Editora.978-972-789-841-1http://hdl.handle.net/10400.11/8394Os atuais documentos de orientação curricular para o Ensino Básico incluem o pensamento computacional como uma das capacidades matemáticas a desenvolver. Trata-se de uma novidade curricular em Portugal que acompanha tendências internacionais ancoradas na assunção da premência de dotar os cidadãos de ferramentas e competências cruciais para enfrentar os desafios e a complexidade que marcam o século XXI. Estes aspetos, também associados ao incremento do uso de ferramentas computacionais, estão refletidos no quadro do PISA 2022 no qual se assume que os jovens devem possuir e evidenciar capacidades de pensamento computacional na resolução de problemas em matemática. Neste trabalho apresentamos uma ação de formação desenvolvida com professores de matemática em que pretendemos evidenciar a relação entre pensamento computacional e resolução de problemas, através da apresentação, exploração e discussão de tarefas que mobilizem práticas associadas ao pensamento computacional, contemplando, se relevante, o recurso a tecnologias digitais.porMatemáticaAprendizagens EssenciaisEnsino BásicoEnsino SecundárioResolução de problemasPensamento computacionalPensamento computacional e resolução de problemas em matemáticabook parthttps://doi.org/10.48528/3e5j-1e87