Barreiros, Alexandra Isabel CruchinhoMoura, Alexandra Eduarda BotelhoCorreia, Joaquim Edgar Martins2017-07-222017-07-2220172017http://hdl.handle.net/10400.11/5602O objetivo deste trabalho consiste num estágio curricular de cariz Nacional na marca Ricardo Andrez com sede no Porto, Portugal, por um período de seis meses. A análise desenvolvida dentro da empresa está completamente voltada para o gabinete criativo visando a identidade e conceito da marca, mercado e produção. Com o estágio aperfeiçoou-se os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação académica, tendo sido colocados em prática para que se notasse as possibilidades e variáveis no desenvolvimento de um projeto. Tendo como premissa comparar os processos do desenvolvimento de uma coleção em contexto académico, e o desenvolvimento de uma coleção em contexto profissional. O discente, adotou uma metodologia mista (intervencionista e não intervencionista) obtida através da experiência do estágio e da pesquisa.Abstract : The goal of this project consists of a six month curricular internship at a national level at Ricardo Andrez, a well know fashion designer brand which is based in Porto, Portugal. The analysis developed within the company is completely focused on the creativity aspect, stressing the identity and production. Throughout this internship, the theoretical knowledge, acquired during the academic degree, has significantly improved, and it has allowed it to be pu tinto practive so that the possibilities and variables in the development of this project could be noticed. Based on the premise of comparing the processes of the development of a collection in na academic contexto; the student adopted a mixed methodology (interventionist and noninterventionist) obtained through the degree placement as well as researchs.porMetodologia do designMetodologia académicaMetodologia em meio profissionalDesign de modaDesign methodologyAcademic methodologyMethodology in professional environmentFashion designA metodologia para o desenvolvimento de uma coleção realizada no meio académico é a mesma utilizada em contexto profissionalmaster thesis201719657